quinta-feira, 19 de abril de 2012

ÓRGÃOS DOS SENTIDOS- Aula

OBJETIVOS:
Identificar os órgãos dos sentidos;
Relacionar cada órgão dos sentidos à sua função;
Reconhecer o papel de cada órgão dos sentidos na Criação Divina;
Usar os órgãos dos sentidos em função do bem.
DESENVOLVIMENTO:
Iniciar perguntando o que aprenderam na aula anterior. É sempre bom relembrar o conhecimento aprendido fazendo uma ponte de ligação para a nova aprendizagem.
Eles já estudaram o corpo humano e suas partes. Agora, perguntar para que serve a boca? o nariz? os olhos? os ouvidos?
Elemento detonador:
Apresentar uma caixa- surpresa (caixa de sapato) com uma maçã dentro. Fazer uns furinhos na caixa. Eles, em roda, deverão identificar o que está dentro da caixa, apenas pelo cheiro. Explorar o olfato.
Para que serve a boca? além das respostas relacionadas à sua função, explorar a ideia de como usá-la para o bem. (algumas respostas possíveis: sorrir, dar bom dia; agradecer; dizer coisas bonitas; falar com Deus...)
Apresentar uma garvura de paisagem com a criação de Deus:
Pedir às crianças que descrevam o que estão vendo.
Reconhecer a importância de enxergar. Como usar os olhos para o bem? (destacar a censura feita através do olhar, o julgamento das atitudes alheias, que deve ser evitado. Educar o olhar para ver as coisas positivas e não negativas de algum fato. Deixar de ver , por exemplo, na tv, coisas que escandalizam o olhar, como coisas dramáticas, sesacionalistas e fora da faixa etária a que pertencem.)
Levar uma caixa de música ou despertador e pedir às crianças que identifiquem o som. Qual órgão usaram para fazer a identificação? Como usar a udição para o bem? Esperar as respostas deles e conduzir para que concluam que podemos ouvir às pessoas que passam por dificuldades, algum coleguinha que está chorando ou triste. Não dar ouvidos à maledicência. Não ouvir comentários negativos dos outros e consequentemente não espalhá-los...)
Fazer com que dramatizem o que podem fazer com as mãos e a classe deverá adivinhar o que é. Posteriormente pedir que digam como utilizar as mãos para o bem.
FINALIZAÇÃO:
Perguntar: qual órgão é mais importante?
Destacar que todos são importantes Eles nos ajudam a aprender, trabalhar e fazer o bem.
a) Com massa de modelar, confeccionar objetos úteis.
b) Organizar exposição e cada um explicará para o colega o que fez. (Pode também convidar outra turma para a exposição dos trabalhos)
c) Confecção de cartaz com cartolina e giz de cera. Contornar as mãos, colorir, escrever seu nome dentro delas.
"AS MÃOS SÃO PRESENTES DE DEUS PARA QUE POSSAMOS CONSTRUIR UM MUNDO BOM".
Atividade para colorir, recortar e brincar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário